ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Sérgio Soares aproveita o domingo para trabalhar Lusa para a estreia no Paulista
23 de jan de 2022
2 min de leitura
0
0
0
O domingo (23) foi de preparação intensa para o elenco da Portuguesa na cidade de Guararema, no interior de São Paulo, onde a Lusa está concentrada. Com muito trabalho dentro e fora de campo, a comissão conversou com os atletas e começou a esboçar um time para iniciar a última semana de pré-temporada com foco no total na estreia do Campeonato Paulista.
Antes do almoço, os jogadores se reuniram com os preparadores físicos Kaio Soares e Carlos Azevedo para falar sobre o desempenho e evolução individual. As conversas foram reservadas e a dupla de profissionais deram o feedback para cada atleta baseado nas respostas apresentadas dentro de campo.
No período da tarde foi a vez do treinamento começar para valer. Na quadra de futsal, o fisioterapeuta João Barboza montou seus equipamentos e comandou um trabalho preventivo em força muscular. Os jogadores se alternaram num circuito de treinamentos acompanhados pelo profissional, antes das atividades físicas.
Já em campo, o preparador Carlos Azevedo e o fisiologista Guilherme Pires iniciaram o aquecimento com um treino físico cognitivo, divididos em quatro grupos, eles alternavam movimentos laterais com arranques verticais, cujo objetivo é o aprimoramento da agilidade e da força dos atletas. Com bola, os professores deram um rápido trabalho de dois toques em campo reduzido, antes de liberarem os jogadores para o técnico Sérgio Soares.
O treinador comandou um treino tático esboçando alternativas de equipe para a estreia diante do Primavera, na próxima quinta-feira (27), na cidade de Indaiatuba. Sérgio Soares posicionou os jogadores em campo e em um primeiro momento pediu atenção aos homens de defesa em relação à marcação e saída de bola, na segunda parte do treino orientou a transição e as jogadas ofensivas com a pressão dos homens de frente. No terço final do trabalho, um treino de finalização com os atacantes e meio-campistas, enquanto os atletas de defesas concluíram com um trabalho físico.
Artilheiro do time no último ano, Caio Mancha foi um dos que mais trabalhou na atividade deste domingo e aproveitou para destacar a intensidade da preparação comandada por Sérgio Soares. Para ele, o trabalho realizado nessa pré-temporada é fundamental para um bom início de ano no Campeonato Paulista.
“É vital por vários fatores, a começar para o entrosamento do grupo, a gente pode se conhecer mais e entender onde um gosta mais de jogar e se posicionar para que na estreia a gente possa estar mais entrosados para sair com um bom resultado. Além disso, nos ajuda a repor um período que perdemos quando o Sérgio [Soares] ficou afastado pela COVID-19, embora ele tenha nos orientado mesmo que de longe, é diferente tê-lo no dia a dia na beira do campo. Sem contar a parte da reclusão para nos proteger da COVID-19, um controle melhor dos exames e do contato com a doença. Por tudo isso, é fundamental esse momento que estamos trabalhando aqui em Guararema”, afirmou o centroavante.
Antes do treinamento deste domingo, o Dr. Geovany Rennó conversou com os atletas e reforçou a importância dos cuidados preventivos para a COVID-19. Ao lado de toda a comissão técnica, o médico explicou para os jogadores o protocolo estabelecido pela Federação Paulista de Futebol e pelo Departamento Médico da Portuguesa. Ele aproveitou para passar orientações gerais sobre hidratação e cuidados com o corpo sob o forte calor que a Lusa vai enfrentar neste começo de temporada.