ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Portuguesa vira pra cima do Juventus e entra no G8 do Paulista
7 de mai de 2021
3 min de leitura
0
0
0
Fora de casa, a Portuguesa venceu de virada o Juventus e ingressou no G8 do Campeonato Paulista, na noite desta quinta-feira (06), em Barueri. A partida encerrada em 3×1 para a rubro-verde teve gols de Misael, Raphael Toledo e Douglas Dias e fez com que a equipe chegasse aos 16 pontos e assumisse a sétima posição ao final desta 12ª rodada.
Com poucas mexidas em relação a equipe que empatou com o Sertãozinho, o técnico Fernando Marchiori apostou na formação que tem conduzido a Portuguesa desde a volta do Campeonato Paulista. Invicta há oito jogos, a Lusa iniciou a partida pressionando o Juventus, com a bola no campo de ataque e investidas rápidas com Raphael Luz e Misael.
Porém, para azar da rubro-verde, suas finalizações foram todas interceptadas pela defesa grená em uma sequência de quatro chutes a gol em que a zaga bloqueou as tentativas de Misael, Diego Jussani, Alemão e Ermínio. Para completar a má sorte, em um lance infortúnio, após cobrança de lateral na área, o atacante Joel ajeitou e, de costas para o gol, deu uma puxeta que acabou por encobrir Thomazella e abriu o placar para o Juventus com 14 minutos.
Em desvantagem no placar, só restou a Portuguesa buscar o empate e uma eventual virada no marcador, seria a primeira do ano, e foi. Com poucas chances claras na etapa inicial, a melhor delas foi um cruzamento para dentro da área que Raphael Luz conseguiu dominar e tocar na saída de André Dias. Era para ser o gol de empate, mas a arbitragem acabou por anular, assinalando impedimento do meia, em uma marcação questionável.
Inquestionável foi a forma como a equipe voltou do intervalo. Se no fim do primeiro tempo a Portuguesa parecia abatida com a desvantagem do placar, tudo mudou na etapa final. Sem mexer na equipe logo de cara, Marchiori conseguiu que seus comandados voltassem com outra postura.
Foi assim que Misael e Alemão começaram a levar perigo para área juventina, mas seguia com o azar de ser bloqueado o caminho da bola que sequer chegava ao gol de André Dias. Isso só foi mudar aos 18 minutos, quando em rápida jogava pelo meio, Alemão tocou para Ermínio que fez o pivô e de primeira acionou Misael dentro da área.
Cara a cara com o goleiro, Misael não perdoou e chutou no contrapé de André que chegou a tocar de leve na bola, mas sem sucesso. Era o empate da Portuguesa e com tempo para buscar uma virada, e ela veio.
Quatro minutos mais tarde, após cobrança de escanteio do Juventus, Raphael Toledo – que entrara aos cinco minutos do segundo tempo no lugar de Wellington Reis – ficou com o rebote e puxou um rápido ataque no mano a mano com o defensor. Ao seu lado esquerdo passou Misael a toda velocidade e com liberdade, Toledo rolou para o atacante que ajeitou e devolveu na medida para Toledo finalizar e virar o placar para a Portuguesa.
Com o domínio físico e tático, a Lusa passou a se impor diante do Juventus que não conseguia esboçar qualquer reação. Foi então que veio o tiro de misericórdia, quando os xarás Douglas decidiram para a rubro-verde aos 37 minutos. Douglas Dias cobrou lateral pela esquerda para Lucas Douglas que fez a parede e devolveu para o ala que invadiu a área em diagonal e chutou forte e cruzado, sem chances para André Dias.
O placar de 3×1 foi a primeira vitória fora de casa da Portuguesa no Campeonato Paulista e também a primeira vez que a equipe conseguiu reverter o marcador quando sai atrás no placar. De quebra, a Lusa segue invicta há oito jogos, desde que a competição foi retomada.
Para confirmar o bom momento, a rubro-verde recebe o Red Bull Brasil neste domingo (09), às 22h no estádio do Canindé. Em sétimo lugar no Paulista, a Lusa busca confirmar sua posição no G8 para chegar às quartas-de-final pelo segundo ano consecutivo. Para este confronto, Marchiori pode contar com os retornos do suspenso Caíque e do poupado Vinícius Silva.
FICHA TÉCNICA Campeonato Paulista – Série A2 06/05/2021 – 20h Arena Barueri, Barueri (SP) JUVENTUS 1X3 PORTUGUESA
JUVENTUS: André Dias, Pablo, Lucas Santos, Nailson e Rubens; Cristian (Nathan), Negueba (Bruno Luiz), Dudu (Denis) e João Lucas (Diego Felipe); Joel e Will. Técnico: Marcel Dias
PORTUGUESA: Thomazalla, Diego Jussani, Gilberto Alemão e Fernando Lombardi; Alemão, Wellington Reis (Raphael Toledo), Walfrido e Junior Prego (Douglas Dias); Misael (Léo Jaime), Ermínio (Lucas Douglas) e Raphael Luz (Maykinho) Técnico: Fernando Marchiori.
ÁRBITRO: Rodrigo Gomes Paes Domingues ASSISTENTES: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Guilherme Holanda Moura Lima CARTÕES AMARELOS: Lucas Santos e Joel (J) CARTÃO VERMELHO: Nailson (J) GOLS: Joel 14’/1T; Misael 18’/2T, Raphael Toledo 22’/2T e Douglas Dias 37/2T