top of page
Torcida Portuguesa

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Portuguesa vence o Santo André e conquista primeira vitória no Brasileiro

21 de jun de 2021

6 min de leitura

0

0

0

Em busca de sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, a Portuguesa recebeu o Santo André, neste sábado (19) pela terceira rodada do Grupo A07 da competição. No Canindé, a Lusa fez valer o fator campo, repetiu as boas performances das partidas anteriores e com gol do capitão Willian Magrão, venceu o Ramalhão por 1×0 e empatou em pontos com os líderes de sua chave.

Antes da bola rolar a Portuguesa entrou de cabeça na campanha do Dia Internacional do Orgulho Autista celebrado na última sexta-feira (18) e estampou na braçadeira de capitão as cores e a mensagem do movimento. Parece que deu sorte, já que quem a usou foi justamente o autor do gol, Willian Magrão. Além do retorno do xerifão na zaga, a partida marcou a estreia – e boa estreia – do atacante Cesinha na equipe titular rubro-verde. Anunciado nesta semana, ele já fez seu primeiro jogo envergando a camisa número 7, tão marcante na história do Clube.

Logo de início a Portuguesa buscou o ataque e a primeira chance não tardou a acontecer quando Dênis Neves levantou falta na área e Patrick, de volta à equipe titular, subiu mais alto que a zaga do Santo André e cabeceou sobre a meta adversária. Pouco depois foi a vez de Caíque tocar nas costas da marcação e encontrar Cesinha dentro da área, o atacante conseguiu dominar e chutou colocado, mas Fabrício Araújo fez a defesa, desviando para escanteio.

Com o passar dos minutos, o primeiro tempo começou a ficar mais truncado e as chances rarearam, principalmente por não acertar o último passe. Em uma das melhores jogadas da partida, Jefferson Feijão lançou Raphael Luz pela direita, o meia dominou e partiu em direção ao gol, quase na entrada da área ele rolou para Lucas Douglas cruzar de primeira para Ermínio que chegava na pequena área, mas antes do camisa nove, o zagueiro Léo Gobo chegou afastando e pondo a bola pela linha de fundo.

Em uma das poucas chances da equipe do Santo André, após o experiente atacante Nunes fazer o pivô na meia-lua e ajeitar para trás, David Ribeiro chutou de fora da área para boa e segura defesa de Dheimison, que no centro do gol, não deu rebote. Como resposta, o volante rubro-verde Marzagão tirou tinta do ângulo esquerdo andreense ao chutar colocado, também de fora da área.

Porém, a melhor chance do primeiro tempo ainda estava por vir e por um milagre não saiu o gol da Portuguesa. Em escanteio pela esquerda, Dênis Neves levantou na primeira trave e Raphael Luz subiu consciente de cabeça e desviou no contrapé de Fabrício Araújo que conseguiu uma grande defesa, a bola ainda percorreu toda a pequena área e ninguém conseguiu fazer o desvio e empurrar para o fundo da rede. Era a chance de ir para o intervalo em vantagem no marcador, mas a vitória seria ainda mais suada.

O técnico Fernando Marchiori voltou para o segundo tempo com o atacante Maykinho no lugar de Lucas Douglas, que havia recebido o cartão amarelo ainda na etapa inicial. Logo na primeira jogada, o atacante de beirada já armou um salseiro ao correr com a bola pela esquerda, se livrar do marcador e cruzar na medida para Ermínio, que perdeu o tempo da bola e errou a finalização. Cesinha ainda conseguiu aproveitar a jogada e rolou para Caíque que vinha na entrada da área e chutou forte em direção ao gol, mas salva por Bruno que evitou novamente o primeiro gol do jogo.

Em jogada parecida, foi a vez de Dênis Neves cruzar de primeira para a área e encontrar Cesinha na segunda trave. O atacante dominou marcado e rolou para Marzagão chutar da entrada da área, mas novamente a finalização foi travada, agora por PV.

Mesmo com a pressão total da Portuguesa, o time do ABC tentava uma investida ou outra. Em uma delas, após cobrança de lateral pelo lado esquerdo do ataque, Nunes ajeitou e tocou para David Ribeiro que, dentro da área, chutou colocado, mas sem perigo para Dheimison que apenas acompanhou a saída ad bola. Se o Santo André não assustava, o mesmo não se pode dizer da Portuguesa que não parava de atacar no segundo tempo.

Após boa tabela entre Cesinha e Raphael Luz pela esquerda, o meia levantou na área e encontrou Maykinho, na segunda trave, que cabeceou com liberdade e precisão buscando o canto esquerdo de Fabrício Araújo. Porém, mais uma vez, no meio do caminho o zagueiro Léo Gobo conseguiu evitar o gol certo rubro-verde. Mesmo com a bola teimando em não entrar, o caminho para a vitória parecia certo.

Em um lance que parecia um prenúncio do gol da vitória, Dênis Neves cobrou falta pelo lado direito e encontrou o capitão Willian Magrão na área. O zagueiro ganhou da marcação e cabeceou para trás, a bola subiu um pouco além e encobriu o goleiro Fabrício Araújo que apenas observou sem perigo.

No lance seguinte mais um momento de milagre para evitar o gol da Portuguesa aconteceu com Raphael Luz. Dênis Neves cobrou escanteio pela direita e o camisa 10 novamente se antecipou a marcação e cabeceou a bola que cruzou a pequena área sem desvio de Magrão ou do goleiro Fabrício Araújo, porém, antes de cruzar a linha final, Léo Gobo conseguiu um desvio para cima dando tempo do goleiro saltar e, de soco, evitar que ela caísse dentro do próprio gol. Eram apenas 25 minutos da etapa final e o inacreditável parecia dar sinais de que não era dia da Lusa.

Porém, não haveria nada que impedisse esse time e não impediu mesmo. Aos 29 minutos, o pé calibradíssimo de Dênis Neves cobrou falta na área na entrada da pequena área e encontrou o capitão Willian Magrão que saltou mais alto que Fabrício Araújo para fazer o desvio e balançar as redes. Era o primeiro gol do zagueiro em sua volta à Portuguesa e era a vitória ficando ainda mais perto do time do Canindé.

Em desvantagem no placar o Santo André se viu obrigado a atacar, deixou a cera de lado e buscou o empate. Numa das poucas oportunidades contundentes, depois de um escanteio cobrado da esquerda, Nunes subiu de cabeça e mandou a bola no canto de Dheimison que conseguiu uma defesa espetacular, digna de capa de revista, e evitou o empate. Após a cobrança de escanteio, agora do lado direito, foi a vez de Léo Gobo acertar o cabeceio, mas aí Dheimison fez a defesa com segurança e sem rebote, para mostrar que a Lusa está em ótimas mãos.

Se o time do ABC começou a buscar mais o ataque, espaços ficaram na defesa e mais uma vez a bola rubro-verde não conseguiu entrar. Danilo Pereira, que entrara no lugar de Raphael Luz, puxou ataque pela esquerda e fez um lançamento primoroso para Cesinha que abria do outro lado. O atacante conseguiu o domínio, partiu para cima do zagueiro e devolveu para Danilo já dentro da área, o meia acabou perdendo o espaço para a finalização e tocou para Tauã, que estreou no decorrer do segundo tempo, que encheu o pé, mas sobre o gol de Fabrício Araújo. Foi a última jogada de perigo de uma partida que teve um vencedor claro, que do primeiro ao último lance buscou e conseguiu a vitória que precisava.

Após quatro anos, a rubro-verde voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e chegou aos cinco pontos no Grupo A07. A classificação final depende dos resultados dos adversários, mas a pontuação já é de empate entre os líderes. Na próxima rodada a Lusa viaja para Limeira, onde enfrenta a Internacional no próximo sábado, (26), a partir das 17h, no estádio Major Levy Sobrinho.

FICHA TÉCNICA Portuguesa 1×0 Santo André Campeonato Brasileiro – Série D 19/06/2021 – 15h Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte

PORTUGUESA: Dheimison, Feijão (Lenon), Willian Magrão, Patrick e Dênis Neves; Caíque (Tauã), Marzagão e Raphael Luz (Danilo Pereira), Lucas Douglas (Maykinho), Ermínio (Anderson Lessa) e Cesinha. TÉCNICO: Fernando Marchiori

SANTO ANDRÉ: Fabrício Araújo, Eliandro, PV, Léo Gobo e Gilberto Jesus; Bruno Luiz (Pedrinho), Gledson, Gian (Dênis Germano) e Hayllan (Will); Nunes (Vítor Carvalho) e David Ribeiro Ribeiro. TÉCNICO: Wilson Júnior

ÁRBITRO: Fernando Henrique de Medeiros Miranda (SC) AUXILIARES: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/SP) e Alberto Poletto Masseira (SP)

CARTÕES AMARELOS: Lucas Douglas, Patrick, Caíque e Maykinho (P); Bruno Luiz e PV (S)

GOL: Willian Magrão (27’/2T)

21 de jun de 2021

6 min de leitura

0

0

0

Comentários

Compartilhe sua opiniãoSeja o primeiro a escrever um comentário.
bottom of page