ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Portuguesa vence o Atibaia fora de casa por 3 a 0
29 de set de 2021
3 min de leitura
0
0
0
Nesta terça-feira (28) a Portuguesa foi a campo para a estreia do técnico Alex Alves no comando da equipe e fez bonito. Fora de casa, a rubro-verde venceu o Atibaia por inapeláveis 3×0 e de quebra se isolou na liderança do Grupo 04 da Copa Paulista. Caio Mancha e Cesinha foram os autores dos gols que deram o primeiro triunfo ao novo comandante lusitano.
A partida começou com poucas novidades no quesito escalação, a principal, talvez a titularidade de Diego Sacomam na zaga ao lado de Willian Magrão. O defensor, recuperado de uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho, já se mostra pleno para atuar os 90 minutos e em alto nível, como ficou claro no jogo.
Porém, se engana quem vê o placar e pensa que o confronto foi fácil. A Portuguesa precisou trabalhar, e muito, para garantir a vitória na partida disputada em São José dos Campos. Tanto que a primeira grande chance do jogo foi do Atibaia com Matheus Roldan que recebeu um cruzamento dentro da área e finalizou com perigo, rente ao travessão de Thomazella.
A resposta rubro-verde foi imediata com Danilo Pereira, em chute de fora da área, igualmente perigoso. Posteriormente letal, quando Julinho chegou à linha de fundo e cruzou na medida para Caio Mancha, na linha da pequena área, subir mais alto que a defesa e cabecear consciente e com muita força, para vencer o goleiro Christopher. Era o gol da Lusa aos 16 minutos, o primeiro da partida e da Era Alex Alves.
Após o gol, a equipe do Atibaia ainda teve duas boas oportunidades com Romarinho, uma após cobrança de escanteio e outra de fora da área, ambas acabaram saindo pela linha de fundo. Não demorou muito para que a Portuguesa respondesse as investidas dos donos da casa.
Após troca de passes com Lenon, Lucas Douglas arrancou pela direita, superou o zagueiro Jean Pablo e cruzou na segunda trave para Cesinha que deixou o marcador para trás e apenas escorou para o fundo da rede, aos 22 minutos.
Cinco minutos depois, a pá de cal ainda no primeiro tempo veio com um espetacular lançamento de Willian Magrão, ainda no campo defensivo, que encontrou Caio Mancha dentro da grande área. O centroavante ajeitou com o pé direito, se livrou do marcador e fuzilou para o fundo da rede. Era o terceiro gol rubro-verde em 25 minutos de jogo e estava confirmada a vitória lusitana.
O placar clássico só não se tornou goleada por alguns centímetros. Caio Mancha cruzou o meio campo e abriu na ponta direita para Lucas Douglas que entrou na diagonal para dentro da área. O artilheiro rubro-verde na temporada chapou na saída do goleiro, a bola acabou passando rente à trave de Christopher e saiu pela linha de fundo, levando muito perigo.
Antes do intervalo o Atibaia chegaria mais duas vezes com Matheus e Romarinho, mas sem sucesso. O placar não se mexeria também no segundo tempo, embora não faltassem tentativas.
O goleiro Thomazela foi bastante exigido e fez importantes intervenções ao longo dos 45 minutos finais. Primeiro em cobrança de falta de Rafael Rosa, depois em chute rasteiro de Ronaldo. Teve ainda a elasticidade de, já caído, conseguir o desvio em uma bola vadia de Romarinho que tinha o destino do gol.
Com um grande trabalho coletivo, do goleiro ao beirada, a Lusa conseguiu superar os obstáculos, venceu o Atibaia e concluiu a quinta rodada na liderança isolada de seu grupo com oito pontos. De quebra, voltou a conquistar uma vitória como visitante após 52 dias.