top of page
Torcida Portuguesa

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Portuguesa vence fora de casa e assume a ponta do Campeonato Brasileiro

25 de jul de 2021

3 min de leitura

0

0

0

A Portuguesa alcançou a liderança de seu grupo no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Boavista, na tarde deste sábado (24), por 1×0, fora de casa. A partida marcada por muita garra ao atuar por quase todo o segundo tempo com um jogador a menos, teve gol decisivo de Tito, em lance de oportunismo próprio de um centroavante de classe.

Fernando Marchiori optou por utilizar a mesma escalação que vencera o time carioca na rodada anterior. Sem mudanças, a Lusa mostrou solidez para conquistar os três pontos e, de quebra, derrubar um incômodo tabu que perdurava há mais de cinco anos. Desde 2016, no Brasileiro da Série C, que a rubro-verde não vencia quando atuava fora de casa. Desde então, foi uma sequência de derrotas e empates, até esta tarde no Rio de Janeiro.

A primeira chance da partida foi da Portuguesa, após tabela com Tito, pelo lado esquerdo, Danilo Pereira ajeitou o corpo, puxou a bola para dentro e finalizou forte, buscando o ângulo de Klever. A finalização passou rente à trave do Boavista, mas pela linha de fundo. Era o começo de um jogo que seria favorável à Portuguesa ao final dos 90 minutos.

Pouco depois a jogada forte rubro-verde veio pelo lado direito, quando Feijão puxou o ataque e tabelou com Lucas Douglas. Dentro da área, o atacante da Lusa rolou para trás, para Caíque, que chegava em velocidade. O volante não conseguiu finalizar firme, mas ainda assim levou perigo para o Klever fazer a defesa.

Enquanto o Boavista não conseguia encaixar um ataque de perigo ao gol de Dheimison, a Lusa seguia tentando construir o seu. Novamente pela direita, Lucas Douglas recebeu e foi cortando para dentro, na batida, de pé esquerdo, a bola foi rasteira, uma defesa difícil, mas segura do goleiro do time do Rio.

Se de certa forma faltou emoção em um primeiro tempo de muita disputa, mas poucas chances, a volta do intervalo foi um verdadeiro teste para cardíacos. Fernando Marchiori voltou com uma troca na lateral-direita, Jefferson Feijão – que recebera cartão amarelo – deixou o campo para a entrada de Lenon.

Antes dos cinco minutos, em uma jogada que a Portuguesa usa e abusa nas partidas, deu certo. Com as linhas altas, a Lusa pressionou a saída de tiro de meta do Boavista e em um recuo equivocado do lateral que estava pressionado por Danilo Pereira, Tito levou a melhor na dividida com o zagueiro e o goleiro e só teve o trabalho de empurrar com o pé direito para dentro do gol vazio.

A abertura do placar dava indícios de um jogo bem administrado pela Lusa, mas não existe jogo fácil no Campeonato Brasileiro, ainda mais fora de casa. Aos sete minutos, após reagir a uma atitude antidesportiva do adversário, o atacante Lucas Douglas foi advertido pelo cartão amarelo. Ao protestar, recebeu o cartão vermelho e foi expulso de jogo.

Com um a menos em campo, mas em vantagem no placar, coube aos jogadores administrarem o jogo e se doarem integralmente pelos três pontos. Era o momento de muita raça para garantir a vitória e a liderança do grupo, e isso não faltou em campo.

Pelo contrário, a Portuguesa chegou a fazer o segundo gol, mas foi anulado por impedimento. Após receber pela esquerda, driblar o marcador e chutar forte cruzado, o goleiro Klever deu rebote nos pés de Danilo Pereira que não perdoou. Porém, o camisa 10 estava adiantado e a jogada invalidada.

Atrás do placar, só restava ao time carioca se jogar ao ataque, porém, não conseguia encontrar espaços. Com Marzagão, Tauã e Caíque no meio de campo, a Lusa esbanjava força física e marcação. Na linha defensiva, Lenon não perdeu nenhum combate decisivo e Willian Magrão mostrou a segurança de um autêntico capitão.

A partida caminhava para o fim, com Dheimison sendo pouco exigido, exceto em cruzamentos em que ele segurava sem dar rebote. Marchiori então promoveu a estreia de Brayan, que entrou para armar um salseiro na zaga adversária. Com muita vitalidade, o colombiano marcou em cima, roubou bolas e sofreu faltas importantes para controlar o relógio.

Ao final, uma merecida vitória de um time que mesmo com 10 em campo, jogou melhor e de maneira segura fora de casa. De quebra, a liderança do Grupo A07 após oito rodadas e seis pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação.

FICHA TÉCNICA Boavista 0x1 Portuguesa Estádio Elcyr Resende, Saquarema (RJ) 24/07/2021 – 15h

BOAVISTA: Klever, Gustavo Silva, Victor Pereira, Marquinhos e Bull (Coutinho); Rennan (Vitinho), Ralph Dias, Lucas Perdomo (Marcelo Henrique) e Jefferson Renan; Berê (Luis Felipe) e Caio Felipe. TÉCNICO: Leandro Miranda

PORTUGUESA: Dheimison, Feijão (Lenon), Willian Magrão, Patrick e Marco; Caíque (Maykinho), Marzagão e Danilo Pereira (Tauã); Cesinha (Raphael Luz), Lucas Douglas e Tito (Brayan). TÉCNICO: Fernando Marchiori

25 de jul de 2021

3 min de leitura

0

0

0

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page