
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Portuguesa vence duelo com Briosa e termina primeira fase com melhor campanha
20 de mar de 2022
3 min de leitura
0
0
A Portuguesa encerrou a primeira fase do Campeonato Paulista na liderança, posição que manteve por 10 rodadas consecutivas, ao vencer a Portuguesa Santista por 3×1, no estádio do Canindé. Com gols de Daniel Costa, Gustavo França e Flávio Boaventura, a Lusa chegou aos 31 pontos e fez sua melhor campanha desde que voltou a disputar a Série A2.
Com um início avassalador, a Portuguesa levou perigo com menos de dois minutos quando Daniel tocou para Caio Mancha, que voltou após três rodadas, chutar da meia lua para defesa do goleiro Leandro. Porém, o camisa um não teria o mesmo sucesso na segunda tentativa rubro-verde.
Cesinha puxou ataque pela esquerda e tocou para Daniel Costa que com um toque de efeito passou para Gustavo França. O atacante puxou o marcador e devolveu para o meia, que entrava livre na área, finalizar de primeira no canto esquerdo baixo, sem chances para Leandro. Era o primeiro gol de Daniel no Canindé e o quarto dele no Campeonato Paulista.
Empolgada com o gol, a Lusa seguiu pressionando e França arriscou de fora da área, um chute forte que Leandro espalmou. Depois, aos 13 minutos, Daniel Costa voltou a puxar o ataque e lançou Gustavo França na ponta direita, o atacante dominou, invadiu a área e bateu forte, no canto esquerdo baixo, sem chances para o goleiro, para ampliar o marcador.
O terceiro gol por pouco não saiu em cobrança de escanteio da esquerda, Luizão Nascimento subiu e resvalou levemente. Railan e França chegaram atrasados e a bola passou por toda a pequena área, para a defesa da Santista afastar sobre a linha de gol.
Thomazella foi pouco acionado no primeiro tempo, mas se mostrou seguro quando Diego Palhinha arriscou um chute forte de fora da área, que passou por sobre a meta rubro-verde. Ou quando o mesmo Palhinha tentou uma finalização colocada da direita, em que o goleirão da Lusa defendeu sem dar rebote.
Antes do intervalo, Eduardo Diniz chutou cruzado de fora da área levando perigo e exigindo de Leandro mais uma boa defesa. Foi no mesmo ritmo que começou o segundo tempo, com Gustavo França recebendo lançamento da esquerda, driblando o zagueiro e chutando cruzado pela linha de fundo.
Depois foi a vez de Eduardo Diniz descer em velocidade e cruzar na pequena área para Cesinha, na segunda trave, mas a zaga da Santista cortou antes que o atacante da Lusa chegasse para escorar o passe.
Outro que por pouco não fez o seu foi Anderson Ligeiro que recebeu lindo passe de Luan na entrada da área, cortou o marcador e bateu colocado no canto, mas Leandro conseguiu defender com a ponta da luva e mandar para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Daniel Costa mandou na cabeça de Flávio Boaventura, que subiu mais alto que o marcador, e testou consciente para o fundo do gol, aos 13 minutos.
Com a vantagem no placar, o ritmo do jogo caiu e a Santista chegou a diminuir aos 20 minutos com Thiago, também de cabeça, após cobrança de escanteio de Raphael Toledo. O gol deu um certo gás ao time do litoral que passou a criar algumas chances com Dudu, chutando pela linha de fundo e Deivid que parou nas mãos de Thomazella.
Porém, nada que alterasse o resultado que confirmou a vitória e a liderança da Portuguesa. No decorrer dos 90 minutos a rodada alternou os cruzamentos das quartas de final, mas com o encerramento de todos os jogos a Lusa soube que o seu adversário será o Primavera, em confrontos a serem definidos ainda os dias e horas.