ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Portuguesa introduz futebol de amputados como nova modalidade no Clube
30 de out de 2020
2 min de leitura
0
0
O atleta Rogerinho segura a camisa oficial que será utilizada pela equipe de futebol de amputados da Lusa. Foto: Divulação/Portuguesa
Em mais uma ação envolvendo os Departamentos Feminino /Responsabilidade Social e Esportes Amadores da Associação Portuguesa de Desportos, a Lusa dá início a uma nova modalidade dentro do Clube, o futebol de amputados. Em parceria com o Instituto R9, o Clube irá ter uma equipe exclusiva para a modalidade e irá disputar torneios oficiais com a camisa rubro-verde.
O primeiro time de futebol para amputados no Brasil foi idealizado pela Associação Niteroiense de Deficientes Físicos em 1986, ainda naquele ano houve o primeiro torneio da categoria no país, com a presença de duas equipes. em 1987, ocorreu a primeira Copa do Mundo de Futebol de Amputados, organizada pela Amputer Soccer International, dois anos depois o Brasil participaria pela primeira vez da competição. De lá pra cá, a modalidade se desenvolveu e vem ganhando cada vez mais adeptos, trazendo inclusão social e diversidade no esporte. Atualmente, o Brasil é tetracampeão mundial da competição.
Para Rogério Rodrigues de Almeida, presidente do Instituto R9, e também atleta da seleção brasileira de amputados, essa é uma grande parceria e oportunidade de inclusão social por meio do esporte. ” Estamos muito felizes com essa parceria com a Portuguesa e temos certeza que ela irá render muitos frutos”, disse o atleta. O Instituto R9 existe há mais de dez anos e é sediado na cidade de Mogi das Cruz, Grande São Paulo. Atualmente as equipes do instituto é a atual vice-campeã paulista e a terceira melhor equipe do Brasil da modalidade.
Para iniciar a parceria, o time da Lusa estreia neste sábado em campo contra a equipe do Cosmocity, às 11h, em jogo que será realizado na cidade de Guarulhos, Grande São Paulo. Todos os uniformes que serão utilizados pela equipe lusitana foram confeccionados pela Deka Sports, que será a fornecedora oficial de material esportivo da modalidade.
Regras da modalidade -No futebol para amputados, a partida é disputada em campo de futebol soçaite, com dimensões mínimas de 60mX38m e são divididas em dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos. Cada time tem sete jogadores, e os jogadores de linha são amputados de uma das pernas e o goleiro de um dos braços. Não há limite de substituições e os atletas substituídos podem voltar ao jogo.