ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Marca Portuguesa: grande potencial de crescimento e exploração
12 de out de 2017
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Em recente estudo divulgado pela consultoria BDO Brazil, a Portuguesa ficou na 23ª posição no ranking Valor das Marcas – 40 Clubes Brasileiros, estando a frente de vários clubes das séries A, B e C, como Criciúma, Avaí, América-MG, Naútico e Atlético-GO.
Em sua 10ª edição, o estudo avalia anualmente várias informações históricas disponíveis no mercado, como dados financeiros dos clubes, perfil e hábitos dos torcedores, dados de marketing esportivo, engajamento em mídias sociais, além de informações econômicas e sociais dos mercados nacional e local em que eles atuam.
Sem levar em conta o patrimônio físico dos Clubes, no caso da Lusa, a sede social do Canindé a Portuguesa chegou a um valor calculado de R$ 36 milhões em 2017, cifra um pouco abaixo de 2016, mas que revela uma estabilização diante das quedas que houveram em anos anteriores. Com este resultado, a rubro-verde ficou na 23ª posição geral do ranking, uma posição abaixo da edição anterior.
Segundo Pedro Daniel, gerente de esporte da BDO, os resultados alcançados na pesquisa pela Portuguesa mostram que o potencial para o Clube é muito promissor e trabalhar a sua marca é essencial.
“A Portuguesa nos últimos anos teve uma queda de receita muito brusca, mas ela está inserida em um mercado bem desenvolvido, onde os pilares de mercado dela são muito fortes, e a Lusa tem também um carisma diferenciado dos outros clubes, e isso é um grande atrativo dentro do mercado paulista, se a Lusa fizer um trabalho de público alvo, resgatar a questão de essência ela tem um potencial muito maior que os clubes das séries C e D”, explica o gerente.
Um dado que mostra todo esse potencial da marca Lusa é que a Portuguesa ocupa a primeira posição em força do mercado no estudo, alcançando 56% do porcentual de valor da sua marca, estando bem a frente do segundo colocado Criciúma que tem 45%.
Além disso, no estado de São Paulo, a Lusa ocupa a sexta posição de marca, ficando atrás apenas dos clubes que disputam atualmente a Série A (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Ponte Preta). Na região sudeste, a Lusa ocupa a 12ª posição geral.
O estudo sobre valor das marcas dos clubes de futebol do Brasil tem como objetivo contribuir com o fluxo de informações e ferramentas de marketing para o mercado do futebol. As análises apresentadas e os dados de cada clube podem contribuir para que os players do futebol no Brasil possam executar seus projetos com dados atuais e focados nos negócios dos clubes e de seus patrocinadores.