ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Lusa sofre gol no fim e fica no empate com o Oeste
23 de ago de 2022
3 min de leitura
0
0
Depois de ficar duas vezes à frente no marcador, a Portuguesa acabou ficando no empate em 2×2 com o Oeste, pela oitava rodada da Copa Paulista. A partida deste sábado (20), teve amplo domínio rubro-verde, mas nem mesmo a força do Canindé serviu para segurar a vitória que escapou nos acréscimos, após os gols de Caio Mancha e Cesinha.
Desfalcada de Marzagão, mas com o retorno de Robson, a Lusa veio com mexida para o confronto que poderia lhe dar conforto na parte de cima da tabela já que a o Oeste vinha dois pontos atrás e é um adversário direto por uma das duas vagas do Grupo 03 à próxima fase. Por isso, a rubro-verde partiu ao ataque desde o início, criando as melhores chances e exigindo de Fernando Henrique boas defesas.
A primeira tentativa veio com Cesinha em chute sem tanta força, de fora da área. Depois, em cobrança de falta, Daniel Costa fez o goleiro do Oeste sofrer para conseguir socar a bola que ia em direção ao gol. Novamente Cesinha tentou, após jogada individual pela direita, mas em chute rasteiro, o camisa um segurou o arremate sem rebote.
Quando não era Fernando Henrique, era a zaga rubro-negra que trabalhava, como no escanteio cobrado por Daniel na primeira trave, que teve desvio de Diego Jussani, antes que Caio Mancha fizesse o cabeceio.
Inspirado, Cesinha puxou o ataque pela direita, retardou o passe à espera da ultrapassagem de Luís Ricardo e lançou o lateral que, de primeira, cruzou para Caio Mancha. O camisa nove encontrou espaço e, com liberdade, apenas empurrou a bola para o gol vazio para abrir o marcador para a Lusa e fazer explodir o Canindé.
O primeiro tempo seguiu com a Portuguesa no controle das ações e um Oeste sem levar qualquer perigo ao gol de Wagner que foi um mero espectador na etapa inicial. Nada muito diferente do que se viu na volta do intervalo.
Disposta a fazer o segundo gol e liquidar com a partida, a Portuguesa seguiu em ritmo acelerado e começou a achar espaços em um adversário que passou a se lançar mais ao ataque.
Em um desses espaços, Anderson Ligeiro puxou a jogada pela esquerda, ganhou do marcador e cruzou dentro da área para Cesinha. O atacante vinha chegando na diagonal e finalizou no cruzado, mas Fernando Henrique conseguiu a defesa com os pés.
Novamente Ligeiro levou perigo quando arriscou de fora da área, dessa vez o goleiro do Oeste espalmou pela linha de fundo. Era prenúncio do que viria pouco depois, quando pelo mesmo lado esquerdo, Carlos Henrique roubou a bola e desceu em velocidade cruzando todo o campo, passou por dois marcadores e acabou derrubado por Jussani dentro da área. Porém, na cobrança de pênalti, Daniel Costa acertou a trave de Fernando Henrique.
A chance perdida animou o time de Barueri que passou a acreditar no empate e pouco depois, após jogada pela esquerda, Sergio Motta recebeu dentro da área e finalizou cruzado, rente à trave esquerda de Wagner. No lance seguinte, Diogo acabou derrubado dentro da área e dessa vez o pênalti marcado foi para o Oeste que não desperdiçou com Reifit.
Em busca do gol que lhe daria a vantagem, a Portuguesa novamente ficou no quase em um lance que beirou o inacreditável. Daniel Costa cobrou falta pela direita, a bola sobrou para Anderson Ligeiro que finalizou rasteiro e Fernando Henrique defendeu com o pé direito, no rebote Cesinha cabeceou no travessão e antes que pudesse tentar uma terceira finalização, a zaga do do Oeste conseguiu o desvio.
Até que aos 40 minutos, o alívio, Richard fez jogada pela esquerda e chutou cruzado, Fernando Henrique se atrapalhou com a defesa e a bola sobrou para Cesinha. O atacante que tanto tentou, finalmente conseguiu finalizar para dentro do gol e colocar a Lusa em vantagem na reta final da partida.
Porém, aos 48, a ducha de água fria veio após cobrança de escanteio do lado esquerdo que encontrou Diego Jussani. O ex-zagueiro rubro-verde cabeceou com precisão e encobriu Wagner, empatando a partida e dando números finais ao jogo.
O resultado de 2×2 manteve a Lusa na segunda colocação do Grupo 03 com 13 pontos, um a menos que o São Caetano que também empatou na rodada. O Oeste segue atrás da Lusa com 11 pontos. Na próxima rodada a Portuguesa vai até Santo An dré encarar o EC São Bernardo pela nona rodada e pode garantir a vaga antecipada à próxima fase, dependendo dos resultados.