ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Fora de casa, Portuguesa vence o Juventus por 2 a 0
12 de jul de 2022
3 min de leitura
0
1
0
Fora de casa a Portuguesa conquistou sua primeira vitória na Copa Paulista e de quebra, derrubou um pequeno tabu de cinco anos. Foi na rua Javari, neste domingo (10) de manhã, que a Lusa venceu o Juventus por 2×0 com gols de Caio Mancha e Cesinha e somou seus primeiros três pontos na competição.
A partida que marcou a estreia do zagueiro Robson na equipe titular e do atacante Gustavo Custódio, que entrou no segundo tempo, quebrou o um tabu de cinco anos. Desde 2017 que a Lusa não vencia o Juventus quando atuava na Javari. Porém, como já era esperado, o resultado não veio fácil.
Em um gramado difícil e contra um adversário empolgado por ter vencido na estreia, a Portuguesa foi bastante pressionada no primeiro tempo. Chuck, após jogada ensaiada de falta e Lucas Gomes da entrada da área, exigiram boas defesas de Thomazella. O Juventus seguiu pressionando pelo lado esquerdo com Acácio, em um cruzamento perigoso que ninguém desviou e acabou saindo pela linha de fundo.
A Lusa só foi se encontrar depois dos 20 minutos, quando começou a se ajeitar em campo e encontrar espaços. Primeiro com Caio Mancha cruzando na área e depois com Daniel Costa cobrando escanteio bem fechado, mas em ambas o goleiro André Dias fez a defesa.
Na sequência, o melhor lance rubro-verde do primeiro tempo, Tauã achou um lindo passe para Cesinha na direita. O extremo chegou à linha de fundo e cruzou para dentro da área, Naldo de carrinho fez o desvio, mas a bola estourou na zaga juventina, antes que entrasse para o gol vazio.
A resposta veio em um rápido ataque do jovem atacante Carlinhos, que tabelou, ganhou da marcação, invadiu a área e chutou cruzado. Thomazella saiu em X e fez uma grande defesa para garantir o zero do marcador.
O segundo tempo foi outro jogo, em especial para a Portuguesa, que voltou mais organizada em campo. Sérgio Soares promoveu a estreia de Gustavo Custódio já na volta do intervalo e a velocidade do atacante funcionou.
Com mais tempo tendo a bola nos pés, a Lusa achou mais espaços. Daniel Costa tentou cruzamento para área, mas Caio Mancha testou rente à trave esquerda de André Dias, que apenas acompanhou.
Se na primeira não deu certo, a segunda não falharia. Aos 16 minutos, Luís Ricardo puxou o ataque na diagonal e tocou para Daniel Costa que cruzou na medida para Caio Mancha chegar cabeceando, dessa vez, no canto oposto e sem chances para André Dias. Era o primeiro gol rubro-verde na Copa Paulista e o artilheiro dedicou ao futuro filho ou filha que vai chegar.
Cinco minutos depois, Carlos Henrique desce em velocidade pela esquerda, passou pelo marcador e cruzou na medida para Cesinha. O atacante dominou travado, mas a bola sobrou para ele que deu um leve toque sobre o goleiro para ampliar o marcador.
Daniel Costa teve ainda a chance do terceiro em duas oportunidades. Na primeira Caio Mancha tocou para ele dentro da área e seu chute saiu rente a trave. Na segunda, novamente para fora, mas dessa vez não com tanto perigo.
Antes do jogo se encerrar o Juventus ainda teve dois atletas expulsos. Masson, por pisão em Daniel Costa e Betinho por cotovelada em Richard.
A Lusa volta a campo apenas no dia 20, contra o Oeste, pela terceira rodada. A partida marcada para a Arena Barueri será às 19h.