
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Em duelo equilibrado, Lusa pressiona, mas fica no empate com o XV
24 de fev de 2022
3 min de leitura
0
0
Em mais um confronto equilibrado pelo Campeonato Paulista, a Portuguesa não saiu de um empate sem gols com o XV de Piracicaba, pela nona rodada. A partida teve uma Lusa buscando o gol a todo instante, mas parando em uma noite inspirada do goleiro adversário e da trave.
Com desfalques de peso como o lateral Luís Ricardo e o volante Tauã, além dos contundidos, o técnico Sérgio Soares pode contar com retornos importantes. De suspensão voltaram o zagueiro Luizão Nascimento, o lateral Eduardo Diniz e o volante Marzagão; recuperados de lesão, Luan, Railan e Anderson Ligeiro.
Com tanta mudança, a partida começou estudada de ambos os lados, mas foi a Portuguesa quem teve as primeiras oportunidades. Pelo lado direito, Gustavo França lançou Mancha dentro da área, mas o goleiro do XV acabou se antecipando e fazendo a defesa. Pouco depois, pela esquerda, Carlos Henrique cruzou na área e, novamente, Caio Mancha foi para a bola, mas a cabeçada acabou desviada pela zaga.
Sem conseguir chegar na área, ao time de Piracicaba só restavam os chutes de média distância. Na primeira, Warley arriscou e mandou pela linha de fundo. Na segunda, Paraíba mandou um petardo no canto direito que Thomazella foi buscar.
Aos 28 minutos, o primeiro grito de “uh” surgiu nas arquibancadas, após Daniel Costa receber na entrada da área, se livrar do primeiro marcador e finalizar rasteiro, para difícil defesa de Paulo Vítor. Na cobrança de escanteio, a bola sobrou para Caio Mancha que bateu colocado, buscando o canto esquerdo do goleiro, mas caprichosamente ela passou rente à trave, pela linha de fundo.
Antes do intervalo, empurrada pela torcida, a Lusa passou a pressionar em busca do gol. Luan exigiu grande defesa de Paulo Vitor, enquanto Marzagão finalizou travado, com perigo. Sem mexer no placar, a rubro-verde voltou ainda mais determinada no segundo tempo.
Com três minutos, após cruzamento da esquerda, Caio Mancha se antecipou ao marcador e desviou de chapa, acertando o travessão do XV, que ficou balançando. No rebote, Marzagão arriscou de fora da área, sobre a meta de Paulo Vítor.
Aos 11 minutos, outra bola na trave do XV, dessa vez com Luan. Após bom cruzamento da direita com Eduardo Diniz, o goleiro Paulo Vítor socou e afastou parcialmente o perigo, antes que Caio Mancha chegasse. No rebote, Marzagão tabelou com Kriguer que rolou novamente para Eduardo alçar na área e encontrar, na segunda trave, Luan que testou consciente e acertou o poste direito do arqueiro quinzista que apenas observou a bola explodir em seu poste e sair.
Nova oportunidade surgiu aos 17 minutos, quando Daniel Costa cobrou escanteio na primeira trave para Luizão Nascimento dividir com o goleiro Paulo Vítor, que conseguiu desviar de soco. Porém, a bola sobrou dentro da área para Luan tentar a finalização, mas sem pegar em cheio, a zaga conseguiu afastar o perigo.
Conforme o tempo foi passando, o XV de Piracicaba foi baixando suas linhas e gastando o relógio nas reposições de bola. Com pouco espaço, a equipe rubro-verde passou a arriscar em chutes de média distância, com Marzagão pela linha de fundo e com Patrick, exigindo boa defesa de Paulo Vítor.
Porém, foi aos 36 minutos que o goleiro do XV fez a defesa do jogo, após Anderson Ligeiro – que retornou ao time após 28 dias lesionado – cruzar na área e Caio Mancha subir mais alto que a zaga para cabecear no gol. A bola tinha endereço certo, o canto esquerdo baixo de Paulo Vitor, que conseguiu espalmar e mandar para a escanteio o gol da Lusa.
A resposta do XV veio após um tiro de meta longo, que encontrou Diego Rosa nas costas da zaga. O atacante ganhou na velocidade, invadiu a área e chutou na saída de Thomazella, que conseguiu desviar para a linha de fundo. Pouco depois, após cruzamento da direita, Michel subiu de cabeça e acertou a trave da Lusa, em outro lance perigoso do time de Piracicaba.
Nos minutos finais, Léo Castro e Caio Mancha novamente levaram perigo ao gol quinzista, mas sem sucesso. O placar não se moveu e a rubro-verde conquistou seu 21º ponto e manteve a distância de cinco pontos para o segundo colocado, Linense.
A Portuguesa volta a jogar no próximo sábado (26), às 16h, contra o Velo Clube, na cidade de Rio Claro. Para esta partida, o técnico Sérgio Soares não perdeu nenhum atleta por suspensão e ainda vai ganhar os retornos de Luís Ricardo e Tauã, que cumpriram o terceiro amarelo contra o XV e agora voltam a ficar à disposição.