ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Em confronto de líderes, Portuguesa conquista empate e pode garantir vaga
22 de ago de 2021
3 min de leitura
0
0
0
Em um jogo de fortes emoções, a Portuguesa foi até o ABCD e conquistou um importante ponto diante do Santo André, na tarde deste sábado (21), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de ficar duas vezes atrás no marcador, a Lusa foi buscar o empate em 2×2 e pode até se classificar, dependendo da conclusão dos outros jogos do Grupo A07.
O confronto que marcou o duelo entre líder e vice-líder, se mostrou tão equilibrado como as posições na tabela indicavam. Com gols de Patrick e Ermínio, a rubro-verde alcançou os 20 pontos e garantiu, por mais uma rodada, a liderança isolada de sua chave.
A Portuguesa começou com três novidades na equipe titular, os retornos de Dênis Neves e Tito à lateral-esquerda e ao ataque, respectivamente, além da entrada de Gilberto Alemão na vaga do contundido Willian Magrão, que foi desfalque de última hora na equipe de Fernando Marchiori. Com uma formação diferente na escalação, o que se viu em campo foi a mesma garra de dedicação de outros jogos.
O primeiro lance de perigo foi da Lusa com Lucas Douglas que, de fora da área, arriscou um chutaço cruzado que exigiu boa defesa de Fabrício Araújo. A resposta do Ramalhão foi quase que imediata com uma finalização de fora área desviada por Dheimison pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Léo Gobo conseguiu desviar na primeira trave e, aos 23 minutos, abriu o placar para o Santo André.
Sem esmorecer a Lusa se lançou ao ataque em busca do empate e por pouco não conseguiu com Tito que, após cruzamento milimétrico de Dênis Neves, se antecipou a Léo Gobo e de peixinho cabeceou para uma defesaça de Fabrício, novamente. A sequência de ataques rubros-verdes seguiu com Feijão cruzando para Danilo Pereira desviar pela linha de fundo.
Aos 34 minutos viria o empate, após cobrança de falta de Dênis Neves e seu pé calibrado, Patrick conseguiu subir mais alto que todo mundo e cabeceou firme, no canto direito baixo de Fabrício, que dessa vez não operou nenhum milagre. Foi o segundo gol de Patrick na competição e era a Lusa mostrando sua força em Diadema.
Com a igualdade no placar, a Portuguesa voltou para o segundo tempo com duas mudanças e muita vontade de vencer. As novidades foram Tauã e Maykinho que saíram do banco para substituírem Caíque e Cesinha.
As mexidas fizeram com que a Lusa tivesse mais posse de bola, mas ainda pecava no penúltimo e no último passe. Porém, um lance fortuito colocou novamente o time do Santo André em vantagem.
Aos 13 minutos, o zagueiro Léo Gobo deu um bico para frente sem direção que fez a bola quicar na entrada da grande área rubro-verde. O goleiro Dheimison saiu para dominá-la, mas sem poder usar as mãos, ele tentou dominar no peito antes de afastar. Entretanto, a bola escapou de seu poder e sobrou para Will empurrar para o gol vazio.
Novamente em desvantagem no placar, não restava à Portuguesa nada mais do que atacar e foi o que o técnico Fernando Marchiori fez. Colocou a velocidade de Serafim e a qualidade técnica de Felipe Souza em campo nos lugares de Tito e Danilo Pereira. Pouco depois, abriu mão de Feijão e promoveu a entrada de Ermínio, empurrando o Santo André ainda mais para o seu campo.
A pressão foi grande, com Serafim cruzando da direita e zaga cortando antes que chegasse a Ermínio. Com Maykinho cruzando da esquerda, na pequena área, e Lucas Douglas chegando um milímetro atrasado. Com Ermínio desviando cruzando de Dênis Neves e mandando a bola rente à trave esquerda de Fabrício.
Até que aos 49 minutos, Dênis Neves cruzou de longe e a zaga do Ramalhão afastou. No rebote, Patrick dominou na intermediária e avançou em direção à grande área arriscando um chute sem muita força, mas que acabou sobrando para Ermínio que, de primeira, ajeitou o corpo e chutou forte no contrapé de Fabrício para empatar a partida.
Na semana em que o centroavante perdeu uma das pessoas mais importantes da sua vida, Ermínio sai do banco e garante o empate que a Portuguesa merecia diante do Santo André. Com o resultado, a rubro-verde manteve a ponta do grupo e pode até garantir sua classificação, dependendo dos confrontos da rodada.
FICHA TÉCNICA Santo André 2×2 Portuguesa 21/08/2021 – 15h Arena Inamar, Diadema (SP) Campeonato Brasileiro – 12ª rodada
SANTO ANDRÉ: Fabrício Araújo, Eliandro (Léozão), Léo Gobo, PV e Gilberto Jesus (Ruan); Dênis Germano (Deivid Pinheiro), Glédson e Gian (Bruno Luiz); Hayllan, Vitor Carvalho e Will (Elias Lira). TÉCNICO: Wilson Júnior
PORTUGUESA: Dheimison, Feijão (Ermínio), Gilberto Alemão, Patrick e Dênis Neves; Caíque (Tauã), Marzagão e Danilo Pereira (Felipe Souza); Cesinha (Maykinho), Lucas Douglas e Tito (Serafim). TÉCNICO: Fernando Marchiori