ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
De virada e nos acréscimos, Lusa vence o Taubaté para seguir na liderança
10 de mar de 2022
3 min de leitura
0
0
0
A Portuguesa voltou a vencer no Campeonato Paulista, desta vez diante de sua torcida, em uma partida emocionante contra o Taubaté, na noite desta quarta-feira (09). De virada, a Lusa ganhou por 2×1 depois de perder um pênalti e atuar com cinco atacantes. Os gols rubros-verdes foram marcados no segundo tempo com Léo Castro e Patrick, que reconduziram a equipe à liderança da competição.
A Lusa entrou em campo na segunda colocação depois da vitória do Oeste, na véspera, ter colocado o time de Barueri na ponta. Para voltar a ocupar a liderança, a rubro-verde precisava da vitória que não vinha há duas rodadas. Porém, ela não veio com facilidade e precisou de muito suor para conquistá-la.
Com cinco minutos, o Taubaté abriu o placar com Claudinho de cabeça, após cruzamento da direita. O camisa 11 apareceu com liberdade nas costas da defesa e mandou para o fundo do gol de Thomazella, que nada pôde fazer.
A desvantagem no marcador fez o Burro da Central se retrair e a rubro-verde partir para o ataque. Primeiro com Cesinha pela direita, que Felipe saltou para desviar; depois com Gustavo França de cabeça, após cruzamento de Daniel Costa, que passou rente ao poste interiorano.
De tanto apertar, a melhor oportunidade aconteceu quando Marzagão foi derrubado dentro da área e o árbitro Ilbert Estevam da Silva apontou a marca da cal. Pênalti marcado para a rubro-verde e Daniel Costa pegou a bola para a cobrança. Querendo esfriar a partida, o time do Taubaté reclamou, enrolou e ganhou tempo o suficiente para desconcentrar o batedor rubro-verde.
Quase cinco minutos depois, quando autorizado, Daniel bateu no canto direito de Felipe que fez a defesa. No rebote, a zaga do Burro afastou pela linha lateral. Parecia que não seria a noite da Portuguesa, novamente no Canindé, mas só parecia.
Cesinha e Gustavo França, ambos de cabeça, ainda tentaram a igualdade no primeiro tempo, mas sem sucesso. O principal lance antes do intervalo foi mesmo a expulsão, por segundo cartão amarelo, do lateral Robertinho, ex-Lusa.
Com um jogador a mais, Sérgio Soares mudou o rumo da partida ao voltar para a etapa final com Anderson Ligeiro e Luan nos lugares de Luizão Nascimento e Eduardo Diniz. Uma formação ofensiva de cinco atacantes para chegar ao empate e forçar a virada no marcador.
A pressão apenas aumentou e começou um bombardeio rubro-verde com Railan, da entrada da área; com Gustavo França dentro da área; com Cesinha de média distância; com Daniel Costa em cobrança de escanteio direta para o gol; e com Ligeiro de longe. Porém, quando Felipe não defendia, a bola saia pela linha de fundo.
O Taubaté respondia com Claudinho, que na primeira parou nas mãos de Thomazella e na segunda, na trave do goleiro rubro-verde. O jogo estava aberto, com a Lusa pressionando e o Burro contra-atacando.
Até que de tanto pressionar, aos 30 minutos, a Portuguesa chegou à igualdade com Léo Castro. Após cobrança de escanteio de Daniel Costa, Luís Ricardo desviou na primeira trave e o atacante entrou com liberdade para empurrar para o fundo do gol. Foi o primeiro de Léo na temporada, após quatro em 2021, pela Copa Paulista.
O empate motivou a Lusa a buscar a vitória e a pressão continuou com Gustavo França que girou para cima do zagueiro e chutou rasteiro, para defesa de Felipe. Com Luís Ricardo que, de cabeça, mandou sobre a meta do Taubaté, após escanteio da direita. E com Luan, que chegou um centímetro atrasado, após cruzamento de Luís da direta.
Até que aos 46 minutos o Canindé explodiu em alegria e euforia. Luís Ricardo levantou da intermediária, Luan ajeitou de peito para Patrick que dominou quase na meia lua, ajeitou, girou para cima do marcador e chutou rasteiro, de pé direito, uma bola sem tanta força, mas que foi morrer no canto de Felipe que não conseguiu alcançar.
Com o resultado a Lusa voltou à liderança do Campeonato, chegou à oitava vitória na competição e igualou sua melhor campanha na Série A2 em sete anos, quando venceu oito vezes na primeira fase, em 2020. Agora, a rubro-verde volta a campo no final de semana, quando enfrenta o Audax, em Osasco, no sábado (12), às 11h, no estádio Prefeito José Liberatti.