ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Com gol de Patrick e pênalti defendido por Thomazella, a Lusa vence fora de casa e segue na ponta
27 de fev de 2022
3 min de leitura
0
0
0
A Portuguesa foi até a cidade de Rio Claro, neste sábado (26), e venceu o Velo Clube, por 1×0, com gol de Patrick. A partida ficou marcada também por uma providencial defesa de pênalti de Thomazella, no final da partida. A Lusa chegou aos 24 pontos e segue na liderança isolada do Campeonato Paulista, após 10 rodadas.
O técnico Sérgio Soares pôde contar, para esta partida, com dois retornos importantes, Luís Ricardo e Tauã, que cumpriram suspensão automática na rodada anterior. Porém, o treinador perdeu o volante Marzagão que testou positivo para COVID-19 e também o atacante Caio Mancha, que ficou em São Paulo para recuperação física e descanso.
Mesmo assim, a Portuguesa fez mais uma partida consistente, em especial no primeiro tempo, onde a equipe poderia, inclusive, ter feito um placar mais dilatado. A Lusa conseguiu, desde os minutos iniciais pressionar e chegar ao gol de Paulo Ricardo com certa frequência.
Primeiro, com Daniel Costa, que aproveitou rebote da defesa após um escanteio cobrado por Eduardo Diniz. O camisa 10 arriscou um chute de forte, exigindo boa defesa do goleiro do Velo. A segunda, foi uma trama armada por Léo Castro na direita que fez um lindo lançamento para Luan, que apareceu com liberdade na entrada da área, mas novamente Paulo Ricardo mostrou agilidade ao sair de carrinho e afastar o que poderia ter sido o primeiro gol do jogo.
Léo Castro viria a causar mais dor de cabeça à zaga adversária quando recebeu passe pela esquerda, correu em direção à linha de fundo e na entrada da área rolou para Gustavo França que chegava de frente para o gol, porém a defesa do Velo conseguiu afastar o perigo antes da finalização.
Na cobrança de escanteio pela direita, Daniel Costa cobrou na pequena área e Patrick subiu absoluto para cabecear firme para o fundo do gol, sem chance para Paulo Ricardo. Era a Lusa abrindo o placar aos 27 minutos.
Com o forte calor e a vantagem do placar, a Lusa administrou a segunda metade do primeiro tempo. Sem espaços, o Velo tentou chegar em bolas paradas, mas sem sustos para o goleiro Thomazella.
A volta do intervalo trouxe um jogo mais franco, com os donos da casa atacando muito e dando espaços para a Lusa matar o jogo. A primeira chegada foi do Velo, após Vinícius Pedalada cobrar falta para dentro da área, Lucas Duni cabeceou em direção ao gol, mas para a linha de fundo. A resposta veio em ataque puxado por Gustavo França, pela direita, que acabou finalizando de fora da área para uma segura defesa de Paulo Ricardo, no chão e sem rebote.
A etapa final caminhou com o Velo tentando achar espaços, mas chegando apenas em bolsa alçadas e a Lusa desperdiçando boas jogadas com erros no último passe. Léo Castro errou dois cruzamentos da esquerda e Gustavo França acertou a rede pelo lado de fora após chute da direita.
Vinícius Pedalada perdeu boa chance, após levantamento da esquerda, o ex-lateral da Lusa conseguiu dominar com dificuldade e finalizou na saída de Thomazella, que fez a defesa. Lucas Duni também perderia grande oportunidade ao recuperar uma bola e receber nas costas da marcação, ele caminhou em direção ao gol e finalizou para boa defesa de Thomazella, no rebote, Luizão Nascimento colocou pela linha de fundo.
Dois jogadores que saíram do banco, por pouco não resolveram a situação quando Carlos Henrique puxou em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro para o centro da área. Anderson Ligeiro ajeitou e, meio desequilibrado, finalizou em cima de Rafael Kanu, que afastou o perigo.
Novamente pela esquerda, Carlos rolou para França invadir a área com a bola dominada e chutar na saída de Paulo Ricardo, que acabou por fazer a defesa. A resposta veio em cruzamento da esquerda que encontrou Rafael Kanu com liberdade nas costas do jovem lateral, para cabecear rente à trave de Thomazella.
O goleiro voltaria a brilhar em mais duas oportunidades. A primeira em chute de fora da área de Kayo Soares, que o camisa um espalmou para a linha de fundo. A segunda, foi após o árbitro Adriano de Assis Miranda marcar, equivocadamente, uma falta de Thomazella sobre o adversário dentro da área.
Já entrando nos acréscimos da arbitragem, Felipinho correu para a cobrança e Thomazella novamente voou para espalmar e fazer a defesa. No rebote, a bola saiu pela linha de fundo e foi o último lance do jogo.
Com a vitória, a rubro-verde chegou aos 24 pontos, segue na liderança e mantém números impressionantes. Com 80% de aproveitamento, a equipe já conquistou nessas 10 primeiras rodadas, mais vitórias do que todo o Campeonato Paulista de 2016, 2018, 2019 e 2021.