top of page
Torcida Portuguesa

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Assinatura do contrato da SAF celebra nova era na história da Portuguesa

29 de nov de 2024

4 min de leitura

0

19



O dia 29 de novembro de 2024 entrou definitivamente para a história da centenária Associação Portuguesa de Desportos. Hoje a Lusa assinou o contrato de instituição da Sociedade Anonima do Futebol (SAF). Pelo simbolismo e importância da ocasião, o Museu Histórico do clube foi o local escolhido para a oficialização do acordo que promete transformar o futuro da instituição. O ato foi firmado pelo presidente do clube, Antonio Carlos Castanheira; sua vice, Denise Boni de Mattos; Alex Bourgeois e André Berenguer, sócios da Tauá Futebol, empresa responsável pela gestão do futebol da SAF; Leonardo Donato, CFO da Revee, que ficará a cargo da requalificação do Estádio Oswaldo Teixeira Duarte e Stefan Madach, Head de Sports, Média e Entertainment do Banco de Investimentos XP, instituição que irá aportar recursos para a operação da SAF. Entre os convidados da cerimônia estiveram o cônsul geral adjunto de Portugal em São Paulo; Jorge Longa Marques; o maestro e ilustre torcedor do clube, João Carlos Martins; o diretor jurídico da Federação Paulista de Futebol, Renan Costa, Carlos Eduardo Pinto Ramos, o Guerreiro, presidente em exercício do Conselho Deliberativo, diretores e membros da torcida lusitana.

Emocionado, Castanheira afirmou que o dia de hoje entrará para a história da entidade, assim como o 14 de agosto de 1920, a data da fundação do clube.


“Para mim é um dia ímpar da minha vida, em que tenho a certeza de que a assinatura da SAF vai mudar a história da Portuguesa. Eu tinha um sonho, de ver o futebol profissional e a realização de uma arena moderna e agora, com a chegada dos investidores da Tauá, XP e Revee, está sendo realizado. Nós entramos definitivamente no século XXI. Damos início hoje aos novos e melhores próximos 100 anos deste clube tão tradicional e glorioso", completou.

Bourgeois agradeceu a todos que colaboraram para que o acordo fosse celebrado e assumiu o compromisso de levar a Portuguesa às principais competições do futebol brasileiro. A meta da nova SAF é que o clube volte a disputar a Série A do Brasileirão. A última vez que esteve na elite do futebol brasileiro foi em 2013. Ao todo, serão investidos R$ 263 milhões no departamento de futebol do clube nos próximos cinco anos.

“Temos a honra de ser a primeira SAF de um grande clube do estado de São Paulo. Agora é trabalhar para que todo o torcedor da Portuguesa volte a ter orgulho desse time. Vamos trabalhar pesado para que a Lusa volte a ser uma das forças do futebol brasileiro”, completou.  

Sócio de Bourgeois na Tauá, Berenguer elogiou a escolha do museu para o ato da assinatura do contrato da SAF. Ele ressaltou que o momento ficará guardado para sempre na sua memória.

“A emoção de todos aqui é a nossa emoção. Nada mais emblemático e simbólico que este ato seja realizado nesse museu que nos mostra toda a grandeza e importância da Portuguesa. Estamos muito felizes e agradecidos pelo apoio e empenho de todos para que esse momento se realizasse. Que os próximos 100 anos sejam tão espetaculares como a maior parte da história da Portuguesa”, afirmou.

Além do futebol, a Tauá Partners, empresa do grupo especializada em gestão e recuperação de empresas, será responsável pela reestruturação e renegociação da dívida histórica do clube.

CFO da Revee, Donato ressaltou que o novo Canindé é um dos projetos  mais importantes do portfólio da empresa, braço imobiliário da Reag, um dos maiores grupos financeiros especializado em soluções de crédito, investimento e assessoria financeira do País.

A empresa irá investir cerca de R$ 500 milhões na requalificação do estádio, que terá capacidade para 30 mil espectadores para jogos de futebol e 50 mil para shows e eventos, e na construção de um novo clube social, com áreas esportivas, de lazer e entretenimento para os sócios da instituição.

Madach agradeceu a oportunidade de o Banco de Investimentos XP participar do projeto. A instituição, uma das maiores do mercado financeiro do País, terá um papel relevante na viabilização das receitas para a operação da SAF.

Emoção em rubro verde

A cerimônia teve momentos emocionantes e falas apaixonadas. Uma delas foi do maestro João Carlos Martins, que é torcedor do time desde os 14 anos de idade, quando num treino da equipe no Parque do Ibirapuera desmaiou ao levar um chute de um centroavante que errou um pênalti e acertou seu rosto em cheio.




“Quando eu morava nos Estados Unidos e estudava piano oito horas por dia, eu tinha dois entretenimentos: dignificar o Brasil e o time que eu amo, a Portuguesa. Hoje essa história tão linda renasce”.





Outro depoimento tocante que levou muitos às lágrimas foi de Teresa Morgado, uma das sócias da tradicional Taberna Cais do Porto, há décadas instalada no Estádio do Canindé, e que se tornou ponto de encontro de torcedores do clube e apaixonados pela culinária lusitana.



“Estamos recuperando a nossa grandeza. Dia desses a Portuguesa foi falada até no Parlamento Português. Hoje é uma ocasião muito feliz para mim e para todos que amam esse clube. Pena que muitos cá não estão para testemunhar esse momento único. Mas sei que estão em alma e coração. E que seja o início de uma nova era para toda gente que quer o bem da nossa Lusa. Viva a nossa Lusa”, completou com todos de pé a aplaudi-la.

O clube presentou cada investidor com placas comemorativas ao acordo.  A cerimônia foi encerrada aos gritos de Lusa, Lusa Lusa! E assim terminou o primeiro dia dos próximos 100 anos da nova Portuguesa SAF.

29 de nov de 2024

4 min de leitura

0

19

bottom of page