Futebol

Portuguesa empata fora de casa e segue líder invicta da Copa Paulista

Em Diadema a Portuguesa garantiu o empate diante do Água Santa, nesta quarta-feira (18), e confirmou a liderança do Grupo 05 da Copa Paulista. O resultado sem gols impediu que a rubro-verde mantivesse o 100% de aproveitamento na competição, mas foi celebrado perante as dificuldades que a Lusa teve fora de campo.

Assim como ocorreu no último final de semana, a Portuguesa foi informada poucas horas antes de viajar para Diadema que o zagueiro Diego Jussani não poderia integrar o elenco por conta do exame de COVID-19 realizado na última segunda-feira (16). Se não bastasse perder seu xerife, o técnico Fernando Marchiori seria ainda surpreendido no vestiário da Arena Inamar com o resultado tardio do meia Roger Gaúcho que já estava pronto para entrar em campo quando soube que não poderia também entrar em campo.

Com as baixas informadas pela Federação Paulista de Futebol já a caminho e no palco do jogo, a Portuguesa foi a campo com uma formação diferente e apenas cinco jogadores no banco de suplentes. Mesmo assim, o grupo mostrou a força do elenco que passou por seu primeiro teste aos 35 minutos do primeiro tempo, quando William Magrão pediu para sair. Em seu lugar entrou o jovem João Victor de apenas 19 anos, para formar dupla com o também garoto Patrick, que havia iniciado a partida no lugar de Jussani.

Os donos da casa até chegaram a ameaçar o gol de Dheimison, mas com segurança o camisa um rubro-verde não permitiu nenhum lance de grande perigo. Após o intervalo, a Lusa voltou ainda mais concentrada e passou a dominar as ações do jogo, fazendo com que o Água Santa não tivesse uma finalização certa sequer na etapa final.

A Portuguesa ainda levou perigo em finalização de Lucas Douglas, cruzamento e cobrança de falta de Joãozinho. Porém, o placar não saiu do zero. Com o resultado, a rubro-verde chegou aos 10 pontos ganhos e abriu seis pontos de vantagem para o Água, Nacional e Guarani, todos com quatro pontos ganhos.

Na próxima rodada a Lusa visita o Nacional no estádio Nicolau Alayon, neste domingo (22), às 15h. Embora já classificada, a busca da equipe de Fernando Marchiori é por ter uma das melhores campanhas dessa primeira fase e poder carregar a vantagem de disputar em casa os confrontos decisivos das fases seguintes.

FICHA TÉCNICA
Copa Paulista 2020 – 04ª rodada
19/11/2020 – 15h
Arena Inamar – Diadema (SP)

Portuguesa: Dheimison; Robertinho, Willian Magrão (João Vitor), Patrick e Raphael Martinho; Caíque, Vinícius Silva e Adilson Bahia (Lucão); Lucas Douglas, Luan (Ermínio) e Maykinho (Joãozinho). Técnico: Fernando Marchiori

Água Santa: David; Alemão (Genilson), Robson, João Paulo e Rhuan; Marzagão (Guilherme Amorim), Rodrigo Sam e Diogo (Gabriel Duarte); Giovanni Pavani (Bruno Costa), Igor e Cesinha (Rocha). Técnico: Sérgio Guedes.
Cartões amarelos: Caíque, Martinho, João Vitor, Maykinho, Vinícius Silva, Lucas Douglas e Patrick (P); Rodrigo Sam e Guilherme Amorim (A).
Árbitro: Ricardo Bittencourt;
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Italo Magno de Paula Andrade