Futebol

Portuguesa abraça campanha do Setembro Amarelo e anuncia parceria com a LIFECLIN

A Associação Portuguesa de Desportos e seus Departamentos de Futebol Integrado e Medicina anunciam uma importante parceria com a LIFECLIN, clínica de especialidades, para acompanhamento psicológico dos atletas rubro-verdes, em todas as suas categorias.

O Clube se preocupa com o bem estar individual do ser humano que muitas vezes se afasta da família e dos amigos para praticar sua profissão. Em tempos de pandemia, esse afastamento pode se tornar ainda mais difícil e por isso, a LIFECLIN já iniciou seu trabalho com todos os integrantes do futebol rubro-verde. Esse acompanhamento também se estende aos familiares dos atletas, que muitas vezes é o ponto de maior preocupação do profissional.

Responsável pela parceria, o diretor-psicólogo Daniel Gil Gomes destaca como esse acompanhamento auxilia o jogador a desenvolver todas as potencialidades, trazendo benefícios esportivos na carreira do profissional. “Nosso trabalho é ajudar esse atleta a conseguir desenvolver sua qualidade, aceitar suas frustrações e se tornar ainda melhor diante de um cenário de pressão. É muito comum ver um jogador reprimido através de diversas formas, sejam em excesso de carga, contusões, dificuldade de relacionamento, violência excessiva, baixa concentração na partida. São casos em que, com orientação e acompanhamento, se consegue auxilia-lo a superar esses bloqueios e a ser um jogador melhor, um atleta melhor e um ser humano melhor”.

Gerente de Futebol Integrado, Flávio Alves admite que ter uma clínica psicológica trabalhando em conjunto sempre esteve em seus planos, em especial para os atletas da base rubro-verde. “Desde a minha chegada para auxiliar o Presidente [Antonio Carlos Castanheira] nessa restruturação e profissionalização do futebol, já estava decidido que iríamos atrás de profissionais de psicologia para trabalhar em conjunto conosco. Um jogador de futebol lida com diversos tipos de pressões e é preciso cuidar com atenção tanto do corpo quanto da mente deles, principalmente nas categorias menores, onde o garoto carrega os sonhos dele e de toda uma família. Hoje, o acompanhamento se restringe aos atletas profissionais, mas o foco será em todos os envolvidos no futebol da Portuguesa, do mais novo ao mais velho”.

Campanha Setembro Amarelo na Lusa 2020

Tendo a LIFECLIN como sua parceira, a Portuguesa, através do seu departamento feminino e de responsabilidade social entra na campanha do SETEMBRO AMARELO, e chama a atenção de todos para o aumento crítico em casos de suicídios, que aumentam ano após ano. São mais de 12 mil mortes desse tipo no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo, com quase 96% ligados a transtornos mentais, como depressão, bipolaridade ou abuso de substâncias. A campanha SETEMBRO AMARELO surgiu em 2014 com o objetivo de alertar e prevenir o aumento de casos no Brasil, e a Portuguesa abraça essa ideia.

Para colaborar de alguma forma as pessoas que necessitam de um acolhimento, a Portuguesa disponibilizará  em parceria com a LIFECLIN, acompanhamento psicológico durante todo o mês de setembro, para os seus torcedores e funcionários. Para participar, é necessário preencher o formulário abaixo e aguardar que a equipe entrará em contato o quanto antes.

Formulário de inscrição