Futebol

Lusa:100 anos de amor e Luta, o livro do centenário da Portuguesa

No centenário de um dos mais queridos clubes de futebol do país, a Associação Portuguesa de Desportos se une à editora Onze Cultural para contar em detalhes uma história que cativou o Brasil.

Em um livro ricamente ilustrado, com 320 páginas e mais de 300 fotografias, onde contará com histórias e curiosidades sobre os 44 maiores ídolos que já vestiram a camisa da Lusa, os grandes esquadrões, jogos inesquecíveis e títulos conquistados o leitor terá detalhes, curiosidades e causos que cercam a centenária história do clube paulistano fundado em 14 de agosto de 1920.

 

 

 

O livro – O livro Lusa: 100 anos de amor e luta apresentará a história de 100 anos da Associação Portuguesa de Desportos. A obra é dividida em sete capítulos: HISTÓRIA – Da fundação do clube em 1920 aos dias de hoje, a história centenária de conquistas da Lusa. GALERIA DE CRAQUES – Biografia dos principais ídolos da história do clube, entre eles: Filó, Batatais, Brandãozinho, Djalma Santos, Julinho Botelho, Pinga, Ceci, Simão Orlando, Ditão, Félix, Enéas, Badeco, Basílio, Leivinha, Edu Marangon, Dener, Zé Roberto, Rodrigo Fabri, Otto Glória, entre outros. JOGOS INESQUECÍVEIS – As grandes finais de campeonatos, os jogos que ficaram na lembrança dos torcedores com os placares e fichas técnicas completas. OS TÍTULOS E AS GRANDES CONQUISTAS – A história gloriosa de todos os títulos conquistados, permeadas por fotos dos troféus e das equipes campeãs. OS TORCEDORES – Histórias inéditas contadas por torcedores. TORCEDORES FAMOSOS – Produziremos cerca de 20 fotografias de torcedores ilustres do clube. As imagens exclusivas serão acompanhadas por depoimentos

PARTICIPAÇÃO DA TORCIDA

Nascida em São Paulo, a Associação  Portuguesa de Desportos é reconhecida no meio futebolístico por ter uma das torcidas mais fanáticas do futebol brasileiro. Em uma publicação especial comemorando os 100 anos de um dos mais amados clubes do país, nada mais justo do que abrir espaço àqueles que escrevem essa história diariamente.

A editora Onze Cultural e a Portuguesa escolherão 30 histórias de apaixonados torcedores para fazerem parte do livro oficial do centenário do clube através do site do livro onde poderão ser enviadas as histórias (www.portuguesa100anos.com.br).

Todos os torcedores que tiverem sua história escolhida, receberão um exemplar do livro.

OS AUTORES

Composto por um time de grandes repórteres que acompanham o futebol brasileiro, o Livro Lusa: 100 anos de amor e luta está sendo escrito a sete mãos por quem entende das entranhas da saga lusitana. Confira os autores:

FLAVIO GOMES é jornalista, escritor, professor e apresentador. Atuou em diversos jornais, revistas, rádios e televisões do Brasil. Quatro vezes vencedor do Prêmio Aceesp, atualmente é comentarista e apresentador do canal Fox Sports.

JORGE NICOLA cobriu duas Copas do Mundo, foi colunista do Diário de São Paulo e atualmente escreve para o portal Yahoo, além de ser comentarista no canal ESPN. Foi autor do livro “Os dez mais da Portuguesa”, que retrata importantes jogadores da Lusa.

ANTONIO QUINTAL, jornalista e historiador da Portuguesa, apresenta o programa Paixão Lusa na rádio Trianon.

MAURO BETING é comentarista do canal Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, além de blogueiro do portal UOL. Autor de 18 livros e editor da revista Corner, é também curador do Museu da Seleção Brasileira de Futebol. Atuou em veículos como Folha da Tarde, Agora São Paulo e Lance!

LUIZ CARLOS DUARTE teve passagens pelo jornal Agora São Paulo, onde atuou como editor, e também pela redação da Folha de São Paulo.

LUIZ NASCIMENTO é jornalista e atua como coordenador de afiliadas da Rádio CBN. É também editor do Acervo da Bola/Acervo da Lusa e blogueiro da Portuguesa no portal GloboEsporte.com.

ANDRÉ CARLOS ZORZI é autor do livro “Para nós és sempre o time campeão – A Portuguesa no ano de 1996”. Atualmente é repórter do jornal O Estado de São Paulo e já atuou em jornalismo corporativo e assessoria de comunicação

______________

O financiamento do livro está sendo feito através da plataforma Kickante. Por lá, os interessados em adquirir o livro podem escolher diversas formas de participação com valores acessíveis onde, inclusive poderão garantir um exemplar da publicação.

Para saber como participar desta ação basta acessar: https://www.kickante.com.br/campanhas/livro-portuguesa-100-anos-glorias