Futebol

Lusa ganha do Juventus no Canindé e encosta no G-4 da Copa Paulista

A Portuguesa recebeu o Juventus em jogo válido pela nona rodada da primeira fase da Copa Paulista no Canindé e acabou derrotando os visitantes por 1 a 0. Com o resultado a Lusa entrou no G-4 da Copa Paulista e agora depende apenas de si para avançar para a próxima fase da competição.

O JOGO

A Lusa iniciou a partida de um modo frenético, com chance clara de gol logo no primeiro minuto. Após Fernandinho realizar jogada pela esquerda e bateu em direção ao gol, onde o goleiro juventino Rafael defendeu, sobrando a bola para Gerley que chutou para fora.

Superior em campo, a Lusa novamente assustou a defesa do time da Moóca. Aos cinco minutos após cobrança de escanteio, Igor aproveitou a bola e chutou de primeira, tirando tinta da trave. Os juventinos apenas tentavam furam o bloqueio luso, mas não conseguiam avançar além do meio de campo.

Fernandinho, autor do único gol da partida em lance com jogador juventino. Foto: Everton Calício/Portuguesa

Mesmo com a expulsão de Gustavo Eugênio, a Lusa não se sentiu acuada e continuava ofensiva na partida. Luizinho aos 33 minutos cruzou para Igor que deu um lindo chute que acabou parando na marcação adversária. Já aos 37, foi a vez de Fernandinho arriscar bater direto para o gol e tirar tinta da trave da meta adversária.

Com a pressão lusitana na partida, a Portuguesa naturalmente chegaria ao gol. Já nos acréscimos da etapa inicial, Luizinho aproveitou o erro de recuo do lateral esquerdo Paulo Henrique e invadiu a área e bateu em direção ao goleiro Rafael que após espalmar, deixou a bola sobrar para Fernandinho que aproveitou para chutar para o fundo do barbante e abrir o marcador.

Segundo tempo

Com o início da etapa complementar, o técnico Zé Maria fez a sua primeira substituição com a entrada de Léo Fioravante, assim ele buscava reforçar a defesa após a expulsão do zagueiro Gustavo Eugênio. Os visitantes, cientes que estavam atrás no marcador foram pra cima da Lusa e buscavam a todo tempo uma brecha na defesa lusitana para chegar ao gol de empate.

Em meio a esse momento ofensivo do Juventus na partida, uma estrela brilhava na equipe da Portuguesa e se tornaria a grande responsável pela vitória rubro-verde na tarde de domingo no Canindé: o goleiro Rafael Pascoal. Com boas defesas, o arqueiro lusitano salvou a equipe em pelo menos quatro momentos na partida. O primeiro, aos nove minutos, Rafael realizou excelente defesa após chute de Matheus. Aos 12, o arqueiro implementou nova atuação após cruzamento dos juventinos.  Com 17 minutos de bola rolando no segundo tempo, novamente Matheus ficou de cara a cara com Rafael Pascoal, mas ele realizaria novamente uma linda defesa.

A principal chance do time grená em toda a partida aconteceria aos 21 minutos após Junior driblar Rafael Pascoal e chutar para o gol, porém dessa vez a zaga lusa estava atenta e afastou o perigo, e logo Rafael se recuperou e salvou a Lusa novamente, e Graxa tirou o chute em cima da linha do gol.

O Juventus continuava na pressão em busca do gol do empate e chegaria ainda mais duas vezes com perigo, já a Lusa buscava os contra-ataques.O Juventus ainda buscou sua última chance, já nos acréscimos, quando aos 49, no último lance da partida colocou todo seu time na grande área, mas após cobrança de falta, Roger Bastos chutou para fora.

Com o resultado, a Lusa chega a 10 pontos na competição,  e é a quarta colocada do grupo C pois passou o Nacional que também tem o mesmo número de pontos, porém com uma vitória a menos.  Agora a Portuguesa  visita o Taubaté no estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté, o jogo está marcado para às 15h.

Ficha Técnica:

Portuguesa x Juventus – 9ª rodada da Copa Paulista 2019

Local: Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte – Canindé

Horário: 16h00

Árbitragem: árbitro Alessandro Darcie, auxiliado por Mauro André de Freitas e Domingos da Silva Chagas; 4º árbitro: Jefferson Dutra Giroto

Cartões Amarelos: Gustavo Eugenio (Portuguesa), Doda (Portuguesa) e Rafael Pascoal (Portuguesa) e Alê (Juventus).

Cartões Vermelhos: Gustavo Eugenio (Portuguesa) e Robson (Juventus)

Gol: Fernandinho

Público: 1.342 pessoas | Renda: R$ 16.140,00

Escalação:

Portuguesa:

Rafael Pascoal; Igor, Gustavo Eugênio, Guilherme Garutti e Cesinha; Jonatas Paulista, Doda e Gerley (Graxa); Fernandinho (Hudson), Luizinho e Clebinho (Léo Fioravanti). Técnico: Zé Maria

Juventus:

Rafael Vianna, Thiaguinho (Luisinho), Robson, Diego Sacoman, Alê, Paulo Henrique, Roger (Dener), Gil (Rafhael Augusto), Ortigoza, Potiguar e Mandacaru. Técnico: Alex Alves