Futebol

Em jogo equilibrado, Lusa tropeça no ABC

Fora de casa, a Portuguesa entrou em campo contra o São Bernardo, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Em um jogo de muita força e intensidade, mas poucas oportunidades, os donos da casa levaram a melhor por 2×0, gols marcados nos minutos iniciais do primeiro tempo e no minuto final da segunda etapa.

Com o gramado molhado pela chuva que caiu o dia todo na cidade do ABC, a bola passou a correr mais rápido e foi numa arrancada, aos 11 minutos, que os donos da casa abriram o marcador. Após rápida jogada pela esquerda, dentro da pequena área a bola desviou no defensor e matou o goleiro Dida.

Ainda muito disputado no meio campo, a Portuguesa levou perigo apenas aos 19 minutos quando, pela esquerda, Vinícius Silva puxou rápido ataque e finalizou rasteiro, para boa defesa de Gabriel. Aos 21, nova tentativa rubro-verde, com Raphael Toledo, de fora da área, mas sobre o gol do Bernô.

O volante repetiu a dose aos 40 minutos, quando da intermediária chutou forte, o goleiro Gabriel deu rebote, mas o zagueiro Leandro Amaro protegeu a bola até sua recuperação. No minuto seguinte, pela esquerda, Adilson Bahia arriscou, também de fora da área, mas a bola passou cruzada pela linha de fundo.

O jogo passou a ficar mais para a Lusa, aos 42 minutos foi a vez de Jorge Eduardo puxar ataque pela esquerda e cruzar para trás. Raphael Toledo tentou colocar no canto, mas a bola foi travada pela zaga aurinegra. Foi o último lance do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, mesmo sem modificações, o time melhorou. Com menos de cinco minutos a Lusa já havia finalizado duas vezes, mas foi aos sete minutos, com Jorge Eduardo que o grito de gol ficou preso na garganta, quando ele se livrou da marcação e chutou travado cruzado. Porém, antes da bola chegar no gol, a zaga travou com Leandro Amaro.

Com o passar do tempo, os donos da casa foram esfriando a partida com quedas e paradas. Mesmo assim, a Lusa buscava alternativas, embora sem sucesso. Do outro lado, explorando os espaços, o São Bernardo chegou com perigo aos 29 minutos, quando Marylson finalizou forte de dentro da área, para Dida fazer a defesa. Foi a primeira chegada do time do ABC desde o gol.

Aos 31 minutos, novamente o goleiro rubro-verde foi exigido em contra-ataque. Aos 48 minutos, após escanteio cobrado pela esquerda, o São Bernardo conseguiu ampliar de cabeça e dar números finais ao jogo.

Em busca de recuperação, a Portuguesa volta a campo no próximo domingo (16), às 16h, no estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte. O adversário será o Monte Azul, em partida que marca a estreia do técnico Fernando Machiori no Canindé.

FICHA TÉCNICA
Campeonato Paulista – Série A2
12/02/2020 – 20h
Estádio Primeiro de Maio – São Bernardo do Campo (SP)

SÃO BERNARDO: Gabriel Gasparotto, Lucas Mota, Leandro Amaro, Guilherme Mattis e Pará (Fernando Jr); Rodrigo Souza, Natan (Alex Guedes) e Douglas Cruz (Douglas Santos); Léo Jaime, Marylson e Léo Cereja. TÉCNICO: Marcelo Veiga

PORTUGUESA: Dida, Léo Pereira, Alex Flávio, Bruno Maia e Vinícius Silva; Raniele, Raphael Toledo e Fabrício Costa (Cesinha); Adilson Bahia, Wallace e Jorge Eduardo (Roger Gaúcho). TÉCNICO: Fernando Marchiori

ÁRBITRO: Alessandro Darcie
ASSISTENTE 1: Alex Alexandrino
ASSISTENTE 2: Fernando de Melo

CARTÃO AMARELO: Natan e Alex Guedes (S)