Futebol

Conheça a história do Grêmio Desportivo Portuguesa do Rio Pequeno.

Seu Laudelino sempre foi um amante do futebol, se notabilizou por reunir frequentemente um grupo de amigos para bater uma bolinha, sempre regada a uma boa batucada com um churrasquinho para animar. Foi nessa combinação clássica, com um empurrãozinho de um padeiro português, que surgiu a história do Grêmio Desportivo Portuguesa do Rio Pequeno.

O time da Zona Oeste foi fundado em 08 de agosto de 1956 por seu Laudelino, amigos e o português dono da padaria próxima ao campo, que emprestou um jogo de camisas da Portuguesa de Desportos para essa nova equipe que surgia no bairro. Posteriormente, essas camisas deixaram de ser um empréstimo e se tornaram as vestimentas oficiais da Lusa do Rio Pequeno.

Com o passar dos anos, a rubro-verde já se estabelecia como um tradicional clube da região, quando um de seus rivais, o Vai Quem Quer foi extinto e seus atletas encontraram na Portuguesa seu novo lar. Chegaram Ninão, Adriano Tigrão, Vado, Ari, Rubão Saporito, Sié Saporito, Jota, Turcão, Chico Loco, Tilim, Romeu, Gonzales, Papanata, Dema, Jaguaribe, Seu Luis, Vande Saporito e tantos outros que juntos com seu Laudelino deram sequência a essa linda história.

Sem tantos campeonatos na época, a Portuguesinha disputava muitos festivais e fazia grandes jogos com os tradicionais times da época áurea da várzea de São Paulo. O esquadrão rubro-verde contava com muitos craques, entre eles, destacaram-se Gonzales que jogou pela Portuguesa de Desportos na época do Leivinha e Sié que chegou a jogar no Palmeiras e no São Paulo.

Ao longo desses quase 64 anos de história, a Lusa do Rio Pequeno tem feitos notáveis na várzea de São Paulo. Nos anos 2000 a equipe emendou uma incrível sequência de 75 jogos sem perder, com um time que contava com Durval, Maninho, Boy, Mello, Bene, Bitcha, Ivan, Robgol, Maurinho, Tio Ri, Birú, Bolachinha e Gordo; todos sob o comando do Seu Nelson.

Se a sequência de invencibilidade do time principal é formidável, chama ainda mais a atenção os números do segundo quadro rubro-verde. Em 2012 a equipe alcançou a marca histórica de 103 partidas invictas. Foram quase dois anos e nove meses sem saber o que era derrota.

Ainda em atividade a Portuguesa do Rio Pequeno possui quatro categorias que jogam todos os domingos; Cinquentão, Sem Limites (veterano), Segundo Quadro e Primeiro Quadro. Há ainda a Escolinha da Portuguesinha de administração própria e que tem o Professor Orlando como responsável.

De sua fundação em um grupo de amigos, aos milhares de atletas que vestiram sua camisa, a história do Grêmio Desportivo Portuguesa do Rio Pequeno em muito enobrece e orgulha a história de nossa Associação Portuguesa de Desportos que, com profundo respeito e admiração, saúda sua xarázinha da zona oeste.