História

A Associação Portuguesa de Desportos (inicialmente Associação Portuguesa de Esportes) foi fundada no dia 14 de agosto de 1920,  a partir da fusão de cinco clubes portugueses da cidade de São Paulo: Luzíadas Futebol ClubAssociação 5 de OutubroEsporte Club LusitanoAssociação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense A data remete à Batalha de Aljubarrota, quando Portugal tornou-se independente da Espanha em 1385.

· FASE CAMBUCI

O pedido de filiação da Portuguesa à Associação Paulista de Sports Athleticos (APSA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se ao Mackenzie, já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920.  Fundado em 1898 por estudantes do Mackenzie College, a equipe era formada apenas por alunos do colégio. Nos primeiros anos, a Lusa disputou os jogos oficiais como Portuguesa-Mackenzie até que em 1923 passou a jogar de maneira independente, ao mesmo tempo em que equipava sua primeira sede, localizada na Rua Cesário Ramalho, no Cambuci.

Estádio do Cambuci

Primeiro estádio na rua Cesário Ramalho, no Cambuci, em 1925

A década seguinte marcou as primeiras conquistas de peso do Clube, com os títulos do Campeonato Paulista de 1935 e 1936 pela APEA. Entre os jogadores marcantes da primeira fase estão Filó, que atuou na Lusa nos anos 20 e mais tarde ganhou a Copa do Mundo de 1934 com a Seleção Italiana, e o goleiro Batatais, que defendeu a meta rubro-verde na década de 30.

· FASE SÃO BENTO

Edifício que serviu de sede da Portuguesa no largo de São Bento, no centro da cidade de São Paulo, na década de 1940.

Nos anos 40, já instalada na nova sede, no Largo São Bento, a Portuguesa iniciou a montagem do que viria a ser o grande esquadrão dos anos 50, considerado um dos maiores times da história do futebol brasileiro. Jogadores como Brandãozinho, Djalma Santos, Julinho, Pinga, Ceci, Simão, entre outros, deram ao Clube dois títulos do torneio Rio-São Paulo e três Fitas Azuis, prêmio concedidos a equipes que ficassem 10 jogos invictas em excursões internacionais.

· FASE CANINDÉ

Em 1956 foi adquirido o terreno do Canindé, dando início ao sonho de construção de um estádio próprio, que seria concretizado em 1972, com a inauguração do Estádio Independência, atual Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, o famoso Canindé em janeiro daquele ano, em partida realizada contra o Benfica (POR).

Estádio Ilha da Madeira

Construção das arquibancadas da Ilha da Madeira, no final dos anos 1950.

Craques continuaram desfilando com a camisa lusa, entre eles Ivair, Orlando, Ditão e Félix na década de 60, e Enéas, Badeco, Cabinho e Basílio, heróis do título paulista de 1973.

A Portuguesa também começou a se desenvolver em outras modalidades: hóquei, ciclismo, atletismo, natação, vôlei, basquete e boxe foram alguns dos esportes que ganharam relevância ao longo dos anos.

Já devidamente instalada no Canindé, a Lusa manteve sua tradição de revelar grandes jogadores, como Edu Marangon, Dener, Zé Roberto e Rodrigo Fabri. Do time inesquecível dos anos 1990, que chegou à final do Campeonato Brasileiro em 1996, passando pela Barcelusa de 2011, que encantou o Brasil na conquista da Série B de 2011 até 2020, quando completamos cem anos de fundação, nossa história gloriosa e centenária continua a ser escrita.

Vista aérea da sede social da Portuguesa e o Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, atualmente (2020).

Veja mais detalhes e registros históricos no Acervo da Lusa.