Futebol

Preparação para o Paulista Sub-20 está a todo vapor

Daqui a cerca de duas semanas, a Portuguesa inicia sua jornada no Campeonato Paulista – Sub 20. Após uma grande campanha na Copa São Paulo de Futebol Junior deste ano, a expectativa é de mais um excelente desempenho dos garotos da Lusa.

Sob o comando do treinador João Mota, a preparação para a competição já começou. A equipe rubro-verde vai fazer alguns amistosos antes da estreia no torneio. “Os jogadores estão respondendo bem aos treinamentos, todos com vontade. Já estão entendendo a ideia que eu tenho sobre o jogo. E vamos trabalhar mais, para melhorar o trabalho”, destaca Mota. “Vamos fazer alguns amistosos, que são importantes. É o culminar daquilo que fazemos no treino. Espero fazer mais uns três jogos. Mas também é importante o treino. Eu não posso parar o jogo, mas no treino eu consigo para e ajustar a situação”, completa.

Alguns atletas que voltaram do profissional, como o meia Vilares e o goleiro Matheus, também devem ser usados na competição. João Mota afirma que tem conversando bastante com esses atletas, já que eles precisam ser um ponto de referência. “Estão todos com muita humildade. Já falei que os mais novos estão olhando para eles, que eles precisam ser um exemplo. E eles estão nos ajudando e precisam vir para isso, para ajudar e somar”, ressalta.

Após uma excelente campanha na Copinha, quando a Lusa chegou às semi-finais, a expectativa de todos, principalmente da torcida, é grande quanto ao rendimento e desempenho do time. Porém, João Mota pondera que está pressão é natural e boa para o elenco. “Eu não tenho pressão. Pressão tem um trabalhador, que ganha um salário mínimo, tem quatro filhos e não consegue por comida em casa. Essa pressão que falam que eu tenho no futebol, essa é boa, porque eu faço o que gosto”, argumenta. “Para mim, não interessa muito o passado. Já dei parabéns a todos. Mas quero apresentar outro estilo de jogo, tenho outro olhar sobre o futebol. Sou perfeccionista. Tenho a minha visão e ela está além do que foi feito. Não significa que, a nível de resultado, eu possa fazer melhor. Eu quero que fazer um bom jogo e que eles cresçam como jogadores. Se não atingirmos as finais, mas eles crescerem e jogarem um bom futebol, já vai ser excelente”, conclui.

A Lusa tem estreia prevista no Paulistão Sub-20, no dia 14 de abril, contra o São Paulo.