Futebol

Museu do Futebol faz homenagem especial nos 97 anos da Portuguesa

O Museu do Futebol prepara homenagem especial nos 97 anos da Portuguesa. No dia 19 de agosto, o evento “Lusa: passado, presente e futuro”, com acesso gratuito, vai muito além da comemoração do aniversário do tradicional clube paulista, fundado em 14 de agosto de 1920. O objetivo do evento é debater a atual situação do clube, relembrar sua história e conquistas e lançar perspectivas para seu futuro.Em razão da crítica situação que a Lusa enfrenta, que resultou na recente eliminação da série D do Campeonato Brasileiro, por torcedores apaixonados pelo clube sugeririam o evento. Diante da sugestão, o Museu preparou uma programação especial, em parceria com Acervo da Bola – portal online com produções sobre a história do futebol – e o Museu Histórico da Portuguesa.Logo na abertura do evento será exibido o documentário “Rubro Verde Espetacular – Tri Fita Azul”, de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, às 14h. Produzido pelo Acervo da Bola, o filme retrata as conquistas do clube na década de 1950, quando houve a conquista da Tri Fita Azul, título de honra concedido aos clubes de futebol que, após suas excursões internacionais, retornavam invictos ao Brasil.Na sequência, às 15h00, será realizado bate-papo sobre a Associação Portuguesa de Desportos, com o ex-jogador Badeco e torcedores da Lusa. A mediação é de Luiz Nascimento e Roberto Costa, do Acervo da Bola.

O já tradicional Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, realizado na área externa do Museu das 10h às 17h, fará homenagem às diversas ‘Portuguesas’ sejam elas paulistas, cariocas ou nordestinas.

Um pouco antes das celebrações exclusivas da Lusa, às 9h, faz será realizada uma Reunião do MEMOFUT, Grupo de Literatura e Memória do Futebol, com uma palestra especial sobre João Saldanha. Apelidado por Nelson Rodrigues como João Sem-Medo, Saldanha, cujo centenário de nascimento foi completado no último dia 3 de julho, abandonou a carreira de treinador e veio a se tornar um dos mais destacados cronistas esportivos brasileiros.

SERVIÇO
MUSEU DO FUTEBOL – ESPECIAL PORTUGUESA DE DESPORTOS
Dia 19/8 – Sábado

Ação: 90º Reunião do MEMOFUT – Especial João Saldanha
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)
Os participantes podem trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol.
Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

Ação: 23º Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol
Horário: 10h às 17h
Local: Área Externa do Museu do Futebol
O encontro chega à sua 23ª edição fazendo uma homenagem às diversas ‘Portuguesas’ sejam elas paulistas, cariocas ou nordestinas.
Atividade gratuita e aberta ao público.

Ação: Especial “Lusa: passado, presente e futuro”
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)
Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

14h – Exibição do documentário “Rubro Verde Espetacular – Tri Fita Azul”, de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento.

15h00: Bate-papo sobre a Associação Portuguesa de Desportos, com mediação de Luiz Nascimento e Roberto Costa, do Acervo da Bola.
Presenças confirmadas de Badeco, ex-jogador e capitão no título paulista de 1973; Julio Gomes, torcedor da Lusa e jornalista da Portal UOL; Michelle Abílio, torcedora da Lusa, blogueira e autora do livro “Boteco da Lusa”; Antônio Quintal, Memorialista, colaborador do Museu Histórico da Portuguesa e apresentador do programa “Paixão Lusa”, da Rádio Trianon; André Carlos Zorzi, representante da nova geração de torcedores e autor do livro “Para nós és sempre o time campeão – A Portuguesa no ano de 1996”

CONFIRA A PÁGINA DO EVENTO NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/336578636781274/

MUSEU DO FUTEBOL
Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Terça a sexta-feira: 9h às 16h (permanência até às 17h00)
Sábados, domingos e feriados: 10h às 17h (permanência até às 18h00)
Ingressos: R$ 10,00 (Meia-entrada: R$ 5,00)
Entrada gratuita aos sábados.

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital